Blog

Cuidados para praticar Atividade Física no frio

por | maio 23, 2022 | Cursos, Escola de Ecoesporte | 0 Comentários

É importante manter a rotina de treinamentos mesmo nos dias mais frios de inverno, embora isto pareça desconfortável. A prática de atividade física no frio pode trazer uma série de benefícios como otimizar o gasto calórico, mas como muitos esportes praticados em neve ou em água de ambiente natural requer certos cuidados, principalmente com a respiração, músculos e articulações. Para orientar você em relação ao treinamento no frio elaboramos algumas recomendações.

1- Aquecimento adequado antes do treinamento

Antes de começar o treinamento é necessário preparar o sistema cardiorrespiratório, aumentar a temperatura corporal e o metabolismo.

Deve iniciar lento, bem agasalhado e ir aumentando gradualmente de uma caminhada intensa, passando para uma corrida lenta e, à medida que vai aquecendo vai retirando os agasalhos e aumentando a intensidade da corrida.

O tempo de aquecimento deve ser maior em dias frios, pois os vasos sanguíneos tendem a ficar contraídos, o que dificulta a circulação do sangue e, consequentemente, a oxigenação do corpo.

2 – Faça exercícios de alongamento

Muitas vezes você pode ter ficado sentado em uma sala de aula ou trabalhando na frente de um computador por muitas horas e de repente decide fazer um treinamento forte, sendo necessário preparar o corpo para atender às exigências da corrida.

Embora seja um assunto controverso, a prática de alongamento com o objetivo de aumentar a flexibilidade é muito importante para quem vai correr, pois melhora a amplitude de movimento das articulações e, aumentando a flexibilidade ajuda no desempenho.

Nos dias mais frios os músculos podem ficar mais contraídos, sendo importante fazer alongamento após o aquecimento e também no final do treinamento, já agasalhado.

3 – Cuidados com as roupas em dias frios

Após um bom aquecimento você pode transpirar durante o treinamento de corrida, mesmo em dias frios, podendo correr de camiseta e calção, mas quando muito frio é bom proteger os braços, mãos e cabeça, pois a exposição ao vento e a temperaturas muito baixas, estando o corpo suado, deixam o organismo mais vulnerável a possíveis alergias e infecções respiratórias.

Em temperaturas muito baixas, também é importante proteger o nariz com uma máscara bem fina para que as vias aéreas se mantenham aquecidas e o ar chegue aquecido nos pulmões, evitando possíveis alergias e infecções respiratórias.

Nas atividades realizadas na natureza inevitavelmente a roupa ficará úmida, sendo necessário levar calçado, meias e roupas para trocar após treino ou competição.

Por Prof. Ms. José Otavio Franco Dornelles – CREF2/RS 3700

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Contato

Entre em contato e responderemos o mais breve possível. Muito obrigado desde já.

Telefone

(55) 99971-1247

Endereço

Rua Tenente Carrion, 7
Vila Oliveira
Santa Maria, RS
CEP: 97020-690

Share This