Blog
PLÁTANO – Platanus x hispanica-
Nome Científico: Platanus x hispanica
Nomes Populares: Plátano, Plátano-comum, Plátano-de-sombra, Plátano-europeu, Plátano-de-Londres, Plátano-híbrido.
Família: Platanaceae
Género: Platanus
Origem: Espanha, Europa, Inglaterra
CARACTERÍSTICA DA ÁRVORE
O Plátano é uma árvore decídua, monóica, frondosa e muito ornamental, podendo atingir até 40 metros de altura, largamente utilizada na arborização urbana para produzir grandes sombras. É uma árvore de crescimento rápido, originária do cruzamento entre as espécies Platanus orientalis e o Platanus occidentalis.
A copa formada é ampla e arredondada.
Caule
O tronco do Plátano é reto, com casca que assemelha-se a um mosaico de várias cores, podendo atingir 3 metros de diâmetro.
A casca do seu tronco é fina e descamante, o que lhe confere um belo aspecto manchado, com diferentes tons de branco, cinza, castanho e verde. Seu tronco é geralmente único e a ramagem pode ser bastante esparsa ou ereta, difere dos bordos pela ausência de resina.
Folha
As folhas são grandes, caducas e lobadas, de cor verde-clara e tomentosas, logo que surgem na primavera, passando para os tons de amarelo, laranja e marrom, além de ficarem glabras antes de cair, no outono.
Flor
As flores do Plátano constituem-se em inflorescências globosas sobre longos pedúnculos suspensos. Por ser monoico podem ser de um género ou outro, mas não de ambos em simultaneamente, sendo assim umas flores são masculinas e outras femininas. As masculinas são de um tamanho menor, globosas, pedunculadas e com um perianto duplo. Por sua vez, as femininas são maiores, verdes e encontram-se penduradas e agrupadas ao redor de um receptáculo de superfície tuberculada.
Diferem dos bordos por possuíres flores reunidas em inflorescências globosas, em contraste com os amentos presentes nos bordos.
O pólen do plátano é o causador de alergia em algumas pessoas. Durante o curto período que dura a sua floração, produz-se uma polinização explosiva capaz de alcançar níveis muito altos de pólen no ar.
Fruto
Os frutos do plátano são esféricos, bolas espinhosas e de cor marrom, formados por numerosas sementes do tipo aquênio, que se dispersam pelo vento.
Semente
As semente são os chamados aquênios. São bastante pequenos, leves e rodeados de pelos basilares. Por serem leves, dispersam-se facilmente com o vento, provocando por vezes reações alérgicas nos olhos e vias respiratórias de algumas pessoas, principalmente as asmáticas.
O plátano é uma árvore altamente alergênica, ou seja, provoca uma reação alérgica.
USOS
Paisagismo
É uma árvore grande muito usada para arborização de praças, parques e quintais.
No paisagismo o plátano é frequentemente utilizado para formar belas alamedas, quando plantado em linhas, ao longo de calçadas, ruas e avenidas. Também são usados para formar belos bosques em praças e parques, produzindo boas sombras, no verão, em áreas de convivência. Pode ser podada para produzir uma copa mais densa, baixa e ajustada ao local, mas quando malconduzida pode criar calosidades muito feias.
O Plátano é uma árvore muito rústica, de longa duração, resistente ao vento, poluição, poeira, estiagem, calor refletido, além da compactação e pavimentação do solo.
Construção Civil
A madeira do Plátano pode ser usada para fazer belas paredes, vigas e decorações para ambientes internos.
Mobiliário
É utilizada na fabricação de belas mesas, bancos e utensílios como tábuas para cortar e servir carnes.
Industrial
A sua madeira é dura e emprega-se no fabrico e elaboração de cabos de ferramentas, remos, móveis, chapas e painéis.
Medicina popular
Na medicina popular as folhas e a casca têm propriedades adstringentes (HUSQVARNA, 2022). Também emprega-se para tratar problemas como o catarro, doenças pulmonares ou hemorragias.
PLANTIO
Multiplica-se por sementes, estaquia e por garfagem, sendo o mês de julho propício à propagação do plátano por estaquia.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, preferencialmente leve, profundo, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente no primeiro ano de implantação. Não é exigente quanto ao tipo de terreno em que se plante, mas prefere solos profundos e pouco calcários.
Devido às raízes grandes, convém plantá-lo a pelo menos 10 metros de construções.
Tolera bem à poda, sendo importante fazer pelo menos uma quando a plante é jovem para dar forma à árvore para que fique esteticamente bonita. No início da primavera devem ser eliminados os ramos secos, débeis ou doentes.
MITOS E LENDAS
Mitologia grega – A árvore de Helena
Em lendas e tradições gregas, o plátano era associado às ninfas, em particular à personificação de Helena e a eventos da Guerra de Troia. Platanê era uma palavra que no dialeto espartano significava “ninfa”, e na ilha de Lesbos uma inscrição denomina uma ninfa de Plataneis.
A academia, fundada por Platão em Atenas, foi estabelecida no jardim dedicados a Academo, herói grego que teve participação decisiva no resgate de Helena, quando tinha onze anos. Os relatos indicam que abundavam plátanos no local.
Helena, casou-se com Menelau, que se tornou rei de Esparta, sendo raptada por Páris para Troia, tornando-se personagem chave na Guerra de Troia.
Em Esparta havia uma gruta, a Gruta dos Plátanos, em que Helena era cultuada como uma divindade na forma de uma linda adolescente.
Platão teria feito recurso poético ao mito de Helena e referência à própria Academia em seu diálogo Fedro, quando põe Sócrates sentado sob esta árvore na introdução. Sócrates considerou-a uma deusa que figura a própria presença física da Helena: “Juro a você – mas por quem, por quem entre os deuses? Que tal este plátano aqui?”. Referências à estátua erigida a Sócrates na Academia após sua morte e, posteriormente, à de Platão, indicam que elas teriam sido postas sob um plátano.
Por causa de Platão, a árvore também desempenhou um papel importante no cenário do De Oratore de Cícero. Além da Academia de Platão, as árvores também forneceriam a sombra sob a qual a escola de Aristóteles era mantida.
CURIOSIDADES
O Plátano é a árvore mais usada no mundo todo para paisagismo e arborização urbana.
Muitos acreditam que a folha do plátano é a que está simbolizada na bandeira do Canadá, no entanto, a folha representada é a do Bordo-vermelho (Acer rubrum). As duas árvores pertencem a gêneros diferentes: plátano (Platanus) e bordo (Acer).
Foto
HISTÓRIA
O plátano é uma árvore que chegou à região Sul do Brasil trazida pelos imigrantes italianos, no século XIX.
REPRESENTAÇÃO NO MAPA
A árvore, Plátano, é representada no mapa por um círculo verde, símbolo de uma árvore grande, conforme o Manual de Cartografia de Ecoesporte (ACADEMIA INTERNACIONAL DE ECOESPORTE, 2017).
No caso da figura abaixo é o indivíduo 33 do mapa 36 (DORNELLES e DA SILVA, 2022).
Os objetos da natureza são o mundo real e os símbolos que representam estes objetos no mapa, instrumentos abstratos, são criações da mente humana para que o aluno consiga ler o mundo real, se conectar ao mundo real e, em um estágio mais avançado de prática, se sentir parte da natureza”.
Conheça a natureza, pois ninguém ama o que não conhece, não cuida daquilo que não ama e não defende aquilo que não cuida.
POEMA
Poema das folhas secas de plátano
As folhas dos plátanos
desprendem-se e lançam-se na aventura do espaço,
e os olhos de uma pobre criatura
comovidos as seguem.
São belas as folhas dos plátanos
quando caem, nas tardes de Novembro
contra o fundo de um céu desgrenhado e sangrento.
Ondulam como os braços da preguiça
no indolente bocejo.
Sobem e descem, baloiçam-se e repousam,
traçam erres e esses, cicloides e volutas,
no espaço escrevem com o pecíolo breve,
numa caligrafia requintada,
o nome que se pensa,
e seguem e regressam,
dedilhando em compassos sonolentos
a música outonal do entardecer.
São belas as folhas dos plátanos espalhadas no chão.
Eram lisas e verdes no apogeu
da sua juventude em clorofila,
mas agora, no outono de si mesmas,
o velho citoplasma, queimado e exausto pela luz do Sol,
deixou-se trespassar por afiado ácidos.
A verde clorofila, perdido o seu magnésio,
vestiu-se de burel,
de um tom que não é cor,
nem se sabe dizer que nome tenha,
a não ser o seu próprio,
folha seca de plátano.
A secura do Sol causticou-a de rugas,
um castanho mais denso acentuou-lhe os nervos,
e esta real e pobre criatura
vendo o solo coberto de folhas outonais
medita no malogro das coisas que a rodeiam:
dá-lhes o tom a ausência de magnésio;
os olhos, a beleza.
António Gedeão (1906-1997)
AUTOR
JOSÉ OTAVIO FRANCO DORNELLES
Membro da Academia Internacional de Ecoesporte, bacharel em Educação Física, mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, especialista em Técnico Desportivo pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da UFRGS. Dedicou-se a estudar, treinar e organizar atividades físicas na natureza, tendo como princípio de atuação o equilíbrio entre o homem e a natureza. Atua como treinador de Ecoesporte.
REFERÊNCIAS
ACADEMIA INTERNACIONAL DE ECOESPORTE, Manual de Cartografia de Ecoesporte: Santa Maria – RS – Brasil: Academia de Ecoesporte, 2017.
DORNELLES, J. O. F.; DA SILVA, F. S. Jardim Botânico de Santa Maria. Santa Maria – RS, Brasil: Academia Internacional de Ecoesporte, 2022. 1 mapa de Ecoesporte registro 36, color., 50 x 47 cm. Escala 1:1.000.
JARDINEIRO. Plátano – Platanus x hispanica. Disponível em: <https://www.jardineiro.net/plantas/platano-platanus-x-hispanica.html>. Acesso em: 17 de jun. de 2022.
HUSQVARNA. Plátano, a árvore perfeita para jardins urbanos. Disponível em: <https://lojahusqvarna.com/blog/fichas/platano/>. Acesso em: 17 de jun. de 2022.
Plátano. Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/ Plátano>. Acesso em: 21 de jun. de 2022.
Contato
Entre em contato e responderemos o mais breve possível. Muito obrigado desde já.
Telefone
(55) 99971-1247
Endereço
Rua Tenente Carrion, 7
Vila Oliveira
Santa Maria, RS
CEP: 97020-690
0 comentários